quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Projeto Centenário de Ponta Porã


Finalização do projeto no dia 07 de Novembro de 2012 na Escola Municipal Juvenal Fróes, encenrrando a Primeira amostra de prejetos realizados pelas STEs, com  aparticipação de todos os professores das Salas de Tecnologia Educacional, Diretora Ruth Moura Derzi do Núcleo  de Tecnologia Municiapl Moura Derzi e a Diretora das Escola Rurais Centralizadas Professora Tânia Regina Lauxen.






 Projeto Centenário E a História Continua...
A data máxima do município o centenário ainda movimenta o setor cultural da cidade. Várias iniciativas desde públicas e privadas tem como objetivo celebrar os 100 anos.


0Estabelecer  a contextualização Histórica da criação e a formação cultural da região de fronteira.
0Perceber a importância da cultura paraguaia para a formação da sociedade local.
0Reconhecer-se como parte integrante da sociedade em que vive.
0Identificar a família como agente da História. 


Projeto Xadrez

• Desenvolver cálculos matemáticos através dos movimentos das peças no tabuleiro;
• Reforçar a capacidade de cálculo, concentração, responsabilidade e tomada de decisão;
• Além do aprendizado do esporte, criar condições para o desenvolvimento, a interação e o sentido de grupo;
• Criar um momento lúdico e ao mesmo tempo aprender desenvolvendo o raciocínio lógico;
• Identificar as peças e seus movimentos, valores relativos, regulamento do jogo e notações utilizadas;
• Utilizar-se das respectivas regras que regem o xadrez como forma de regulamento de conduta do aluno dentro e fora da sala de aula;
• Identificar as figuras geométricas traçadas com o deslocamento das peças.
  Projeto Soletrando
0Envolver a família nas práticas de leitura;
0Colocar o aluno em contato com variados livros; Desenvolver a linguagem verbal do aluno; Resgatar a atenção da família para com a criança; Motivar o aluno a querer ler;





0Desenvolver a paixão por livros;
0Promover a aproximação aluno, escola e família; Atender a demanda atual de formar leitores apaixonados pelo ato de ler; 
Projeto Meio Ambiente
0Promover a interação da comunidade na execução do projeto, bem como mostrar a preocupação com os descuidos com a natureza e com seus recursos cada vez mais escassos no meio ambiente. Compreender a importância do reflorestamento, saneamento, higienização, reciclagem e a proteção dos mananciais.
 Projeto Poesia
0Busca a instrumentação da linguagem escrita e oral, reduzir o analfabetismo e o fracasso escola.
0Melhorar o ensino-aprendizagem, fortalecendo a Leitura e a escrita
0Contribuir direta e indiretamente para a formação do corpo dissente.

terça-feira, 23 de outubro de 2012










Projeto Letramento (Soletrando)
O despertar da paixão por livros: Uma busca pelo letramento.

SUB TEMA É tempo de ler.


PROBLEMÁTICA

Para ser alfabetizado hoje, o sujeito precisa ser capaz de atender demandas de leituras e escrita cada vez mais diversificada e sofisticada. Daí, como a escola pode contribuir para o contato e a formação do leitor – letrado? A parceria escola e família podem fazer acontecer o letramento sem perder de vista à formação de leitores apaixonados?


 JUSTIFICATIVA

A preocupação com o desenvolvimento do conhecimento, justifica-se pela contribuição indispensável que as práticas de leitura assumem desde a infância na formação de leitores. Para Feud Linard “num país castigado pelo analfabetismo, projetos de incentivo a leitura são mais que bem-vindos: são fundamentais”. Diante disso, o desafio é trabalhar com crianças do Ensino Infantil o prazer da leitura ainda na fase de alfabetização. Para tanto, é viável a parceria escola e família que juntas podem acelerar o processo de letramento de nossas crianças e, despertar a paixão por livros. O presente projeto apóia-se na tória de Vygostsky que para ele, além do desenvolvimento real, que encerra as atividades que a criança é capaz de realizar autonomamente, existe o nível de desenvolvimento potencial, no qual se incluem as atividades que ela consegue realizar mediante a colaboração de um adulto ou de pares mais capazes. Entre ambas as zonas, existe uma terceira zona, chamada de desenvolvimento proximal, a qual, ele postula que é nela que o bom ensino deve incidir, desvendando os caminhos por onde o desenvolvimento infantil pode seguir. 

OBJETIVO GERAL
 
Integrar família e escola no processo de desenvolvimento das habilidades leitoras desertando o gosto, prazer e interesse pela leitura por meio da realização do Tempo de Ler.




OBJETIVOS ESPECÍFICOS

•Envolver a família nas práticas de leitura;
•Colocar o aluno em contato com variados livros;
•Desenvolver a linguagem verbal do aluno;
•Resgatar a atenção da família para com a criança;
•Motivar o aluno a querer ler;
•Desenvolver a paixão por livros;
•Promover a aproximação aluno, escola e família;
•Atender a demanda atual de formar leitores apaixonados pelo ato de ler;


METODOLOGIA

  As atividades seguintes serão feitas em sala de aula, a partir da leitura de um tipo de texto a cada semana/ aula e, a partir do qual desembocará todos os trabalhos propostos em sala.
A leitura feita em sala poderá variar entre: Textos Informativos, Bíblicos, poesias, parlendas, piadas, contos, músicas, versos de cordel, histórias infantis, receitas, listagem, rótulos, etc.
Paralelo ao trabalho do professor em sala, às Sexta-feira, cada aluno levará um livro em uma sacola decorada, que deverá ser lido em família e, no retorno à escola, o aluno deverá transmitir aos colegas a experiência do Tempo de Ler recontando a história. 
Mensalmente os pais preencherão uma ficha de acompanhamento do projeto.

RECURSOS

Humano, livros, textos, diversos, músicas, som, TV, CD e DVD.

DURAÇÃO

20 de Agosto  a 30 de Outubro.

AVALIAÇÃO

 Será feita por meio das fichas de acompanhamento mensal que juntamente com a coordenação pedagógica da escola será feita discursões para adequar o projeto às necessidades geradas e, ao termino da duração prevista para a aplicação do projeto, haverá uma avaliação geral com a presença da família

REFERÊNCIAS
NOVA Escola. A revista de quem educa. Edição Especial LEITURA. Nº18. Abril, 2008.

RIBEIRO, Vera Masagão. Ensinar ou Aprender? Emília Ferreiro e a alfabetização. 2. ed. Campinas, SP: Papirus,1999.

Homenagem à Criança

Você criança, que vive a correr, é a promessa que vai acontecer… é a esperança do que poderíamos ser… é a inocência que deveríamos ter… Você criança, de qualquer idade, vivendo entre o sonho e a realidade espargem pelas ruas da cidade, suas lições de amor e de simplicidade! Criança que brinca, corre, pula e grita mostra ao mundo, como se deve viver cada momento, feliz, como quem acredita em um mundo melhor que ainda vai haver! Você é como uma raio de luz a iluminar os nossos caminhos, assemelhando-se ao Menino Jesus, encanta-nos com todo teu carinho! Você é a criança, que um dia vai crescer! É a promessa, que vai se realizar! É a esperança da humanidade se entender! É a realidade que o adulto precisa ver… e também aprender a ser… 
Na Ultima semana a Escola Municpal Rural Nova Conquista, realizou diversas atividades voltadas para o dia das crianças, brincadeiras, prêmiose pizza, uma novidade na escola, as criaças adoraram. Diretora esteja na escola dando presentes e conversando com a comunidad escolar, agradecendo a presença e o apoio.

Professora Tânia Regina distribuindo doces

 Professora Ilza Feitosa interagindo com os alunos
 Pessoal Olha a Pizza
 Corrido do Tomate
 Dança das cadeiras
 Prova do Macarrão



quarta-feira, 3 de outubro de 2012