terça-feira, 6 de dezembro de 2011

4.4 Projeto dia das Crianças

Objetivo Geral
Com o objetivo de realizar a atividade da semana da criança, compreende-se a necessidade de desenvolver o projeto que atende as especificações pedagógicas em relação aos direito da criança. 
Objetivos específicos
Promover durante a semana da criança, atividade interessante, visando dar oportunidade de lazer e socialmente educativa.
Estabelecer direito e deveres das crianças.
Participar de atividade extraclasse em equipe com a intenção de participação e competições.
Conhecer e formar consciência de que todas as crianças precisam de respeito e carinho. 
Justificativa

Procura salientar a necessidade da cooperação da comunidade escolar e a participação do corpo docente verificando o procedimento pedagógico.
Criar oportunidade para as crianças seus deveres e direito bem como estatuto da criança e do adolescente.
O projeto será desenvolvido do 1º ano até o 5º ano.
Desenvolvimento

Utilizar a escrita como instrumento de aprendizagem e síntese de atividade.
Conhecer os problemas vividos pela criança nas diversas regiões brasileiros com abandono, preconceito, trabalho precoce, violência, analfabetismo, fome e etc.
Assistir filmes envolvendo temas
Utilizar a escrita como instrumento de aprendizagem e síntese de atividade.
Conhecer os problemas vividos pela criança nas diversas regiões brasileiros com abandono, preconceito, trabalho precoce, violência, analfabetismo, fome e etc.
Assistir filmes envolvendo temas. 
Culminância

·        Inter classe:
·        ECA - STE
·        Entrega de prêmios:
·        Concurso de poesia;
·        Assistir apresentação de peça teatral de alunos da escola e da escola nova Itamarati:
·        Hora do lanche com sorvetada e cachorro quente;
·        Entrega de lembrancinha e pacotinho de doces confeccionado pelos professores.
Avaliação
Será feita durante apresentação do projeto e por meio de observação de atividades desenvolvida em sala. 
Cronograma
Duração de 03 a 07de outubro

4-3 -"Leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação"

Genericamente, o termo refere-se a qualquer mídia que utiliza, como meio, um computador ou equipamento digital para criar, explorar, finalizar ou dar continuidade a um projeto que tem como suporte a internet, comunicação online ou offline, produções gráficas, videogames, conteúdos audiovisuais, etc. Se opõe também às mídias analógicas, usufruindo assim das vantagens técnicas dos meios digitais como uma maior agilidade na manipulação e criação de conteúdos. Além disso, o conteúdo pode ser reproduzido e reutilizado sem perda de qualidade, o que garante um fluxo de trabalho muito mais dinâmico e multimidiático, favorecendo assim a interdisciplinaridade ou a integração entre os diferentes meios, sendo essa uma característica marcante desse tipo de mídia e processo de trabalho. Atualmente, no entanto, mídias digitais não se limita apenas à oposição das mídias analógicas, mas como uma ramificação muito mais abrangente, criativa e ilimitada do uso de mídias, já que suas possibilidades não necessariamente são formatadas. Pelo contrário, a mídia digital explora os meios corretos para comunicar a mensagem da forma mais adequada e instigante.

4.2-"Navegando por vídeos e outras mídias.

O Portal do Professor é um espaço para troca de experiências entre professores do ensino fundamental e médio. É um ambiente virtual com recursos educacionais que facilitam e dinamizam o trabalho dos professores. O conteúdo do portal inclui sugestões de aulas de acordo com o currículo de cada disciplina e recursos como vídeos, fotos, mapas, áudio e textos. Nele, o professor poderá preparar a aula, ficará informado sobre os cursos de capacitação oferecidos em municípios e estados e na área federal e sobre a legislação específica.

4.1- Conhecendo objetos em multimídia

A experiência que envolve ensinar e aprender integra dois sujeitos que assumem simultaneamente os papéis de mestre e aprendiz, sendo assim, por excelência, rica e desafiante.
O Coordenador Pedagógico tem a missão de articular com a equipe os saberes necessários no campo do autoconhecimento e na análise crítica das inúmeras teorias pedagógicas que tentam dar conta de explicar o complexo processo de como o sujeito aprende e qual a melhor maneira de ensinar. Logo, os saberes necessários na formação do Psicopedagogo se fazem presentes e necessários na atuação da Coordenação Pedagógica.
É interessante transitar nas idéias de Freud e Vygotsky na tentativa de entender melhor sobre a aprendizagem e o sujeito que aprende. Vários estudiosos afirmam que o século XX não teria sido o mesmo sem Freud e a Psicanálise. Suas idéias ultrapassaram o território da psicologia e invadiram as ciências humanas e sociais. Trouxeram idéias ao universo humano e expressões como: recalque, inconsciente, sexualidade, pulsão, libido e complexo de Édipo.
Vygotsky sistematizou uma abordagem nova sobre a construção do conhecimento Para ele, o desenvolvimento não depende apenas da maturação, como defendiam os inatistas, sobre o processo de desenvolvimento do pensamento. Ao falar sobre as funções cognitivas complexas de um sujeito contextualizado e histórico, deu destaque à linguagem, que se interpõe entre o sujeito e o objeto de conhecimento. Pretendeu, assim, construir uma nova psicologia sobre a interpretação marxista*.
Mas, o que fazer com tanta teoria (informação) ao exercer a arte de ensinar? Como esses educadores / teóricos entram em minha sala de aula? Freud, a princípio, com a teoria da Psicanálise, teve a intenção desenvolver uma psicoterapia das neuroses. Porém, o que não foi muito difundido diz respeito a sua preocupação com a educação, os processos que envolvem a aprendizagem o que ela é capaz de produzir no sujeito. Freud explica que a educação transmite uma moral que julga o sujeito.
Quanta complexidade envolve o Humano no processo ensino-aprendizagem! Somos o produto de vários fatores (Bio- Psico- Social) que nos acompanham desde a mais tenra idade. Somo seres em permanente estado inacabado, quer educandos ou educadores.

2.11 Wikicionário

Wikcionário, um projeto colaborativo para produzir um dicionário poliglota livre em português, com significados, etimologias e pronúncia. Iniciamos o projeto em 3 de Maio de 2004 e temos 177 419 entradas na versão em português. Qualquer pessoa pode editar e salvar qualquer definição; não é necessário identificar-se. Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no Portal comunitário.

2.10 Navegação no Wikipédia

Afastando-se do estilo das enciclopédias tradicionais, a Wikipédia emprega um sistema aberto, um modelo de edição "wiki". Exceto por algumas páginas particularmente propensas ao vandalismo, cada artigo pode ser editado de forma anônima ou com uma conta de usuário. Edições em diferentes idiomas modificam esta política; por exemplo: em inglês apenas os utilizadores registados podem criar um novo artigo. Nenhum artigo ou o seu conteúdo é propriedade do seu criador ou de qualquer outro editor, ou é avaliado por qualquer autoridade reconhecida; ao contrário, os conteúdos são acordados por conscenso

2.6 - Xadrez como Instrumento de Ensino

Jogo de xadrez como instrumento de ensino
Um dos jogos mais antigos e populares do mundo, o xadrez pode ser aproveitado em vários aspectos pedagógicos. A partir dele, é possível estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como: atenção, disciplina, memória, concentração, raciocínio lógico, inteligência e imaginação.
Objetivos
• Desenvolver cálculos matemáticos através dos movimentos das peças no tabuleiro;
• Reforçar a capacidade de cálculo, concentração, responsabilidade e tomada de decisão;
• Além do aprendizado do esporte, criar condições para o desenvolvimento, a interação e o sentido de grupo;
• Criar um momento lúdico e ao mesmo tempo aprender desenvolvendo o raciocínio lógico;
• Identificar as peças e seus movimentos, valores relativos, regulamento do jogo e notações utilizadas;
• Utilizar-se das respectivas regras que regem o xadrez como forma de regulamento de conduta do aluno dentro e fora da sala de aula;
• Identificar as figuras geométricas traçadas com o deslocamento das peças.

Resultados atingidos
 Após a realização do projeto, adolescentes e jovens iniciaram sua participação em torneios de xadrez em âmbito escolar, destacando-se, e inclusive recebendo premiações pelo mérito de colocação nos campeonatos.
     Na escola foi possível perceber que houve melhora no desempenho dos alunos, bem como uma maior integração entre eles. Também foi possível identificar que a experiência do diálogo entre as disciplinas de Matemática e Educação Física, contribui para o aumento da responsabilidade e do interesse dos alunos pelas aulas, assim como sua atuação como cidadãos, para além do espaço escolar.