A experiência que envolve ensinar e aprender integra dois sujeitos que assumem simultaneamente os papéis de mestre e aprendiz, sendo assim, por excelência, rica e desafiante.
O Coordenador Pedagógico tem a missão de articular com a equipe os saberes necessários no campo do autoconhecimento e na análise crítica das inúmeras teorias pedagógicas que tentam dar conta de explicar o complexo processo de como o sujeito aprende e qual a melhor maneira de ensinar. Logo, os saberes necessários na formação do Psicopedagogo se fazem presentes e necessários na atuação da Coordenação Pedagógica.
É interessante transitar nas idéias de Freud e Vygotsky na tentativa de entender melhor sobre a aprendizagem e o sujeito que aprende. Vários estudiosos afirmam que o século XX não teria sido o mesmo sem Freud e a Psicanálise. Suas idéias ultrapassaram o território da psicologia e invadiram as ciências humanas e sociais. Trouxeram idéias ao universo humano e expressões como: recalque, inconsciente, sexualidade, pulsão, libido e complexo de Édipo.
Vygotsky sistematizou uma abordagem nova sobre a construção do conhecimento Para ele, o desenvolvimento não depende apenas da maturação, como defendiam os inatistas, sobre o processo de desenvolvimento do pensamento. Ao falar sobre as funções cognitivas complexas de um sujeito contextualizado e histórico, deu destaque à linguagem, que se interpõe entre o sujeito e o objeto de conhecimento. Pretendeu, assim, construir uma nova psicologia sobre a interpretação marxista*.
Mas, o que fazer com tanta teoria (informação) ao exercer a arte de ensinar? Como esses educadores / teóricos entram em minha sala de aula? Freud, a princípio, com a teoria da Psicanálise, teve a intenção desenvolver uma psicoterapia das neuroses. Porém, o que não foi muito difundido diz respeito a sua preocupação com a educação, os processos que envolvem a aprendizagem o que ela é capaz de produzir no sujeito. Freud explica que a educação transmite uma moral que julga o sujeito.
Quanta complexidade envolve o Humano no processo ensino-aprendizagem! Somos o produto de vários fatores (Bio- Psico- Social) que nos acompanham desde a mais tenra idade. Somo seres em permanente estado inacabado, quer educandos ou educadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário