segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Projeto de Leitura e Escrita



Escola  Municipal Rural Nova Conquista.











LER E ESCREVER NA ERA DIGITAL.



Desafios e mudanças.
















Ponta Porã- MS
                        






                                                                                                                                


Detalhes do Projeto:


 Direção: Prof˚. Framinio Ruiz Dias;

Coordenadora Pedagógica: Prof.ª  Zeli Lopes;

Professores Regentes: Prof.ª Marta, Prof.ª Enir, Prof.ª Jozane.

Professora Responsável pelo Projeto: Denise Farias Boeira.


Público Alvo: Alunos do 3˚, e  Ano.


Turno que será desenvolvido: Matutino e vespertino.






























INTRODUÇÃO


 Sabemos que o trabalho com leitura, sendo em classe ou não deve ser uma prática constante no ensino de Língua. Como é um hábito que por vários motivos os nossos alunos não têm muito em fazer fora da escola, procuramos com este projeto, fazer com que a escola se torne um veículo de interação desses alunos, oferecendo-os através de nossas possibilidades, praticas de leitura eficaz e qualitativa em diferentes gêneros textuais, para que se forme leitores capazes de ler identificando elementos implícitos no texto e para o auxílio na produção escrita. Se tornando assim um leitor competente. Consequentemente buscaremos com esse propósito, melhorar o índice de aprendizagem, além de incentivar os alunos a terem iniciativa própria para a leitura seja na classe ou extraclasse, seja no computador ou utilizando as novas mídias, o importante nesse projeto é explorar o máximo tudo o que temos de novidades tecnológicas no contexto escolar.





























JUSTIFICATIVA


 Propomos desenvolver este projeto, reconhecendo que ler e escrever são fundamentais para a vida pessoal e social do educando. Visto que ele está diante de varias possibilidades de conhecimentos criados pelo homem. Sendo assim precisa saber discernir e analisá-las para criar novos conhecimentos, favorecendo seu crescimento intelectual, artístico e social.
O aluno daEra Digitaltem iniciativa e pode ser ativo no aprendizado. A didática na classe tem de abrir espaço para esse protagonismo. Se você proíbe o uso de equipamentos como celular, distancia a sala do que é vivido fora dali. Com aulas participativas e com propósito é claro, o aluno novo sentido a necessidade de aprender.


















 OBETIVO GERAL

  Elevar o nível dos alunos através do incentivo a leitura e escrita.

 OBETIVOS ESPECÍFICOS

l  Adquirir prazer na leitura;

l  Melhorar a escrita;

l  Desenvolver a capacidade de comentar o que leu;

l  Estabelecer relação entre o texto lido e outros conhecidos;

l  Incluir informações dadas sobre o texto na elaboração de comentários;

l  Comparar textos;

l  Desenvolver habilidade de leitura de textos não verbais;

l  Conhecer as características dos gêneros textuais;

l  Conhecer autores conceituados da literatura brasileira;

l  Aprender a analisar textos;

l  Conhecer, observar e produzir contos;

l  Aprender a ler através do computador;

l  Aprender a digitar seus textos;

l  Desenvolver estratégias de leitura;

l  Aprimorar a leitura oral lendo em voz alta;

l  Incentivá-los a levar livros para lerem em casa;

l  Fazer rodas de leitura e debate com diferentes textos;

l  Trabalhar produção textual coletiva

 METODOLOGIA

l  Escolher os livros para serem lidos em casa;

l  Estipular a data a ser entregue;

l  Trazer um caderno para a organização das leituras;

l  Pedir para cada aluno escrever seu nome e o nome do livro que está levando;

l  Conscientizá-los da sua responsabilidade para com o livro;

l  Pedir que façam anotações da leitura, bem como: autor, ano, editora, etc.;

l  Fazer rodas de leituras para que as mesmas possam ser comentadas;

l   3˚e ano Reescrever e criar histórias no computador;

l  Para o 5°Ano, trabalhar uma vez por mês leitura e reescrita de poesias através do computador;

l  Recontar o texto que leu em cada mês;

l  Fazer a correção e guardá-la para a montagem de um livro no final do ano;

l  Expor esse livro para a comunidade escolar, com um dia de autógrafos;

l  Montar um jornal para expor no mural da escola;

l  Ler em voz alta para treinar a leitura;

l  Fazer um sarau de leituras com exposição de textos e atividades desenvolvidas durante o projeto.

l  Trabalhar as leituras digitais junto com a professora de Tecnologia.















 RECURSOS

                Livros didáticos, paradidáticos, revistas do FNDE, DVDs do TvEscola, dicionário, cartolina, papel manilha, folha sulfite, Textos disponíveis na internet  , pen drive,) Data show, câmera digital, gravador de celulares, aparelho de som, fones,etc.





 RESULTADOS ESPERADOS

                   A presente proposta de trabalho consiste no pressuposto de que os alunos com defasagem na leitura e escrita, ao terminarem o projeto sejam capazes de dominar com mais rapidez e eficiência os conteúdos curriculares.
 Esclarecer para os alunos que não importa o ano ou século em que vivemos o importante é estarmos aptos a lidar com todas as tecnologias, pois a aula do futuro existe e estamos vivenciando ela a cada dia.
O que almejo como professora de Tecnologia é trabalhar conteúdos como gramática, produção textual e oralidade com a finalidade de familiarizar todos com os recursos digitais.


















5. Referências bibliográficas
BRASIL. Ministério da Educação e Desporto. Informática e formação de professores. Secretaria de Educação à Distância. Brasília: SEED, 2000. v.1
______ Informática e formação de professores. Secretaria de Educação à Distância. Brasília: SEED, 2000. v.2
______ Projetos e ambientes inovadores. Secretaria de Educação à Distância. Brasília: SEED, 2000.
TAJRA, S. F. Informática na educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor da atualidade. 3 ed. São Paulo: Érica, 2001.
WEISS, A. M. L.; CRUZ, M. L. R. M. A informática e os problemas escolares de aprendizagem. 3 ed. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2001.
MORAN, J. M. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
FREIRE, Paulo.  Pedagogia do Oprimido.  13.ed.  Rio de Janeiro : Editora Paz e Terra, 1983.
PASSOS, Ilma Alencastro Veiga. (Org). Projeto político pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos A. (Org) Projeto Político Pedagógico da Escola: uma construção possível. Campinas, SP : Papirus, 15.ed., 2002.

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