Escola Municipal Rural Nova Conquista.
LER E ESCREVER NA ERA DIGITAL.
Desafios e mudanças.
Ponta Porã- MS
Detalhes
do
Projeto:
Direção: Prof˚.
Framinio
Ruiz
Dias;
Coordenadora
Pedagógica:
Prof.ª Zeli Lopes;
Professores
Regentes:
Prof.ª
Marta,
Prof.ª
Enir,
Prof.ª
Jozane.
Professora
Responsável
pelo
Projeto:
Denise Farias Boeira.
Público
Alvo: Alunos
do
3˚,
4°
e 5° Ano.
Turno
que
será
desenvolvido:
Matutino
e
vespertino.
INTRODUÇÃO
Sabemos que o trabalho com leitura, sendo em classe ou não deve ser uma prática constante no ensino de Língua. Como é um hábito que por vários motivos os nossos alunos não têm muito em fazer fora da escola, procuramos com este projeto, fazer com que a escola se torne um veículo de interação desses alunos, oferecendo-os através de nossas possibilidades, praticas de leitura eficaz e qualitativa em diferentes gêneros textuais, para que se forme leitores capazes de ler identificando elementos implícitos no texto e para o auxílio na produção escrita. Se tornando assim um leitor competente. Consequentemente buscaremos com esse propósito, melhorar o índice de aprendizagem, além de incentivar os alunos a terem iniciativa própria para a leitura seja na classe ou extraclasse, seja no computador ou utilizando as novas mídias, o importante nesse projeto é explorar o máximo tudo o que temos de novidades tecnológicas no contexto escolar.
JUSTIFICATIVA
Propomos desenvolver este projeto, reconhecendo que ler e escrever são fundamentais para a vida pessoal e social do educando. Visto que ele está diante de varias possibilidades de conhecimentos criados pelo homem. Sendo assim precisa saber discernir e analisá-las para criar novos conhecimentos, favorecendo seu crescimento intelectual, artístico e social.
O aluno da “Era Digital” tem iniciativa e pode ser ativo no aprendizado. A didática na classe tem de abrir espaço para esse protagonismo. Se você proíbe o uso de equipamentos como celular, distancia a sala do que é vivido fora dali. Com aulas participativas e com propósito é claro, o aluno dá novo sentido a necessidade de aprender.
OBETIVO
GERAL
Elevar o nível dos alunos através do incentivo a leitura e escrita.
OBETIVOS
ESPECÍFICOS
l Adquirir prazer na leitura;
l Melhorar a escrita;
l Desenvolver a capacidade de comentar o que leu;
l Estabelecer relação entre o texto lido e outros já conhecidos;
l Incluir informações dadas sobre o texto na elaboração de comentários;
l Comparar textos;
l Desenvolver habilidade de leitura de textos não verbais;
l Conhecer as características
dos
gêneros
textuais;
l Conhecer autores conceituados da literatura brasileira;
l Aprender a analisar textos;
l Conhecer, observar e produzir contos;
l Aprender a ler através do computador;
l Aprender a digitar seus textos;
l Desenvolver estratégias de leitura;
l Aprimorar a leitura oral lendo em voz alta;
l Incentivá-los
a
levar
livros
para
lerem
em
casa;
l Fazer rodas de leitura e debate com diferentes textos;
l Trabalhar produção textual coletiva
METODOLOGIA
l Escolher os livros para serem lidos em casa;
l Estipular a data a ser entregue;
l Trazer um caderno para a organização das leituras;
l Pedir para cada aluno escrever seu nome e o nome do livro que está levando;
l Conscientizá-los
da
sua
responsabilidade
para
com
o
livro;
l Pedir que façam anotações da leitura, bem como: autor, ano, editora, etc.;
l Fazer rodas de leituras para que as mesmas possam ser comentadas;
l 3˚e 4˚ ano Reescrever e criar histórias no computador;
l Para o 5°Ano, trabalhar uma vez por mês leitura e reescrita de poesias através do computador;
l Recontar o texto que leu em cada mês;
l Fazer a correção e guardá-la para a montagem de um livro no final do ano;
l Expor esse livro para a comunidade escolar, com um dia de autógrafos;
l Montar um jornal para expor no mural da escola;
l Ler em voz alta para treinar a leitura;
l Fazer um sarau de leituras com exposição de textos e atividades desenvolvidas
durante
o
projeto.
l Trabalhar as leituras digitais junto com a professora de Tecnologia.
RECURSOS
Livros didáticos, paradidáticos, revistas do FNDE, DVDs do TvEscola, dicionário, cartolina, papel manilha, folha sulfite, Textos disponíveis na internet , pen drive,) Data show, câmera digital, gravador de celulares, aparelho de som, fones,etc.
RESULTADOS ESPERADOS
A presente proposta de trabalho consiste no pressuposto de que os alunos com defasagem na leitura e escrita, ao terminarem o projeto sejam capazes de dominar com mais rapidez e eficiência os conteúdos curriculares.
Esclarecer para os alunos que não importa o ano ou século em que vivemos o importante é estarmos aptos a lidar com todas as tecnologias, pois a aula do futuro já existe e estamos vivenciando ela a cada dia.
O que almejo como professora de Tecnologia é trabalhar conteúdos como gramática, produção textual e oralidade com a finalidade de familiarizar todos com os recursos digitais.
5. Referências
bibliográficas
BRASIL. Ministério da Educação e Desporto. Informática e formação de professores. Secretaria de Educação à Distância. Brasília: SEED, 2000. v.1
______ Informática e formação de professores. Secretaria de Educação à Distância. Brasília: SEED, 2000. v.2
______ Projetos e ambientes inovadores. Secretaria de Educação à Distância. Brasília: SEED, 2000.
TAJRA, S. F. Informática na educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor da atualidade. 3 ed. São Paulo: Érica, 2001.
WEISS,
A. M. L.; CRUZ, M. L. R. M. A informática e os problemas escolares de aprendizagem. 3 ed. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2001.
MORAN,
J. M. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia
do Oprimido. 13.ed. Rio de
Janeiro :
Editora Paz
e Terra,
1983.
PASSOS, Ilma
Alencastro Veiga. (Org). Projeto político
pedagógico da
escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos A. (Org) Projeto Político Pedagógico da Escola: uma construção possível. Campinas, SP : Papirus, 15.ed., 2002.
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